A Importância de uma Identidade Visual nos negócios

Independente do ramo de atuação, é fundamental causar uma boa primeira impressão. Esta primeira impressão pode muito bem ser a marca da sua empresa. O logo é em muitos aspectos o rosto, a marca, a forma de identificar a sua empresa. Por isso faz parte da Identidade Visual. É um elemento visual que torna algo identificável. Identidade visual não se aplica apenas aos nomes das empresas, mas também a projetos, produtos, e até mesmo pessoas.

Ter uma identidade visual ajuda a comunicar com o cliente. A pessoas que é exposta ao logo pode sem precisar pensar, já entender e compreender qual é o ramo de atividade daquela inciativa.
Se a gente fala em refrigerante, certamente algumas marcas vão aparecer em sua mente, assim como sorvete, ou até mesmo roupas Jeans.
Isso não acontece por acaso. Estas marcas que você se lembrou sem precisar pensar trabalharam muito para conseguir atingir esse nível de profundidade no consciente coletivo social das pessoas. Disponibilizam suas marcas de milhares de maneiras e sempre visando chamar atenção para obter maior visibilidade. Marcas que eram desconhecidas passaram a ser conhecidas apenas por terem alta exposição, aparecendo em horários de pico de acesso ou de espectadores, patrocinando eventos de alta adesão, e assim sucessivamente, se posicionando na vista do seu público alvo.

É claro que se a iniciativa não tem uma marca suficientemente simples de compreender e identificar, a exposição não terá o mesmo resultado. Algo que você enxerga e em 1 segundo e seu cérebro consegue interpretar, compreender e armazenar ao ponto de lembrar depois, é muito diferente de algo que você precisa parar para olhar para entender.

Se a pessoa precisa parar, refletir, analisar, interpretar, torna o processo de compreensão da marca menos apelativo, as pessoas evidentemente terão mais interesse em outra marca concorrente que é mais eficiente em comunicar suas qualidades ou valores.

Por este motivo, não adianta apenas ter uma marca, não basta apenas estar presente, mas tem que fazer a diferença esta marca, entre outras marcas. Tem que chamar atenção por sua simplicidade em ser entendida e aceita.

A Identidade visual vai muito mais além do que apenas a marca ou logo, a identidade visual mexe com todo universo da empresa, onde todos os elementos podem ser visualmente adaptador para terem o visual da empresa. Desde escolha de cores, uniformes, ambientes e até produtos. A identidade visual é holística e está presente em tudo relacionado a empresa. Por isso empresas tem móveis personalizados em seus escritórios, para assegurar que a identidade seja sempre perceptível, as cores de tudo acompanham uma identidade, seja em uniformes,  adesivos nos carros, etc. A identidade esta em tudo. Nas redes sociais, no site, nas lojas, em virtualmente tudo que a empresa produz, sacolas, adesivos, imas, enfim. Cada tipo de interatividade com o cliente é uma oportunidade de ampliara presença da marca da empresa e a identidade visual ajuda a tornar esta percepção possível.

Na Delta nós nos preocupamos com os detalhes, buscamos resultados que sejam eficientes para nossos clientes. Quando concebemos uma marca, fazemos isso com um estudo aprofundado dos elementos e valores que esta marca irá efetivamente representar.

 

By | 2018-01-05T21:37:13+00:00 janeiro 5th, 2018|Dicas|0 Comments