O que aconteceu com o Pagerank do Google

O Pagerank do Google foi uma das ferramentas que a empresa utilizou e divulgou muito nos seus primeiros anos.
Chegando a fazer parte da barra de ferramentas do Google para Internet Eplorer e Mozilla Firefox antes do surgimento do Google Chrome.
Quando o Pagerank surgiu chegou a fazer parte de press releases e de divulgação intensa para demonstrar como o Google era inteligente e abrangente.
O Pagerank surgiu se baseando na importância de links de um site para outro. Sites que tinham o maior número de sites linkando para eles recebiam as melhores pontuações. Principalmente se os links estavam em sites importantes e/ou sites mais antigos.

pagerank-meter

Rapidamente os desenvolvedores compreenderam como funcionava o sistema, e o fato de haver essa exibição na barra de ferramentas, significava que todos podiam ver o Pagerank da página na qual estavam navegando.
A partir disso surgiram os famosos sites de Link Building, e sites de compartilhamento de conteúdo, uns sobrevivem até hoje como é o caso do Delicious.
Outros que tiveram seu momento de glória já desapareceram como o Digg.
Simplesmente incluir links do seu site nos sistemas era fundamental, pois aqueles links eram contabilizados e aumentavam significativamente a importância dos sites linkados.

A partir dessa quantidade de sites de compartilhamento que se tornou possível as atuais redes sociais. Onde pessoas compartilham conteúdos diversos que aparecem na Timeline das pessoas. Mas muito mais do que isso, também fomentou uma série de sites e ferramentas que perduram até hoje.

O Google vem aos poucos removendo o Pagerank do cenário, e recentemente em março deste ano eliminou os dados da visualização pública, o que significa que as pessoas não tem mais como saber o Pagerank que o Google contabiliza para seus websites, porém o Google continua utilizando o sistema para ajudar a determinar a importância dos sites.
Assim como utiliza outras métricas, como por exemplo a idade do domínio.

As vezes estar nos lugares certos com os links que geram interesse pode fazer uma grande diferença, mas a realidade é que ter somente links distribuídos não faz mais a diferença que fazia antigamente.

O Pagerank também é responsável por uma grande quantidade de lixo eletrônico que vemos online até hoje. Sites que não tem reais informações, que apenas listam conteúdos rasos e guias com pouca ou nenhum informação sobre as empresas listadas ainda seguem aparecendo como referencia para pesquisas.
Até mesmo as redes sociais sofreram com o Linkbuilding fervoroso. Era tanta gente compartilhando conteúdo que os sistemas de busca tiveram de mudar as configurações dos links para “NOFOLLOW”, fazendo isso impedia que o link fosse contabilizado. Desta forma perdendo valor para os spammers de conteúdo.

Hoje sabemos que existe esta métrica sendo ainda utilizada para determinar a importância dos sites na Internet, mas ela é apenas uma das diversas ferramentas que o Google utiliza para calcular a importância de um conteúdo.

By | 2017-11-22T04:53:51-03:00 julho 4th, 2016|Dicas|0 Comments